1. Introdução
A rotina de caminhão comboio é amplamente utilizada em usinas e operações de campo, com o objetivo de levar combustível e óleo lubrificante até veículos localizados em áreas remotas. Essa operação visa reduzir os custos com deslocamentos até os pontos de abastecimento fixos, além de garantir controle e rastreabilidade dos insumos utilizados.
2. Itens do Comboio
Para cadastrar os itens do comboio (combustíveis, lubrificantes e equipamentos), acesse: Gerenciar > Itens do Comboio
– Equipamentos: Bomba utilizada para o abastecimento. Ex: Bomba 1, Bomba 2.
– Lubrificantes: Tipo de óleo lubrificante utilizado no motor.
– Produtos: Tipos de combustíveis como gasolina, diesel, etc.
– Galão: Recipiente utilizado em operações com tanques reserva.
3. App 3SAT Driver
No aplicativo 3SAT Driver, selecione o módulo Comboio e siga os passos:
• Iniciar abastecimento → Selecionar tipo de abastecimento:
▶ Combustível:
– Informar veículo, equipamento (bomba), e galão.
– Anexar foto do hodômetro ou horímetro.
– Informar volume do tanque de combustível (inicial e final).
– O sistema registra automaticamente a localização do celular que está realizando o lançamento.
▶ Lubrificação:
– Informar veículo e tipo de lubrificante.
– Preencher horímetro ou km tacógrafo, volume do tanque de óleo inicial e final.
– O sistema registra automaticamente a localização do celular que está realizando o lançamento.
– Origem do lubrificante
▶ Recebimento:
– Utilizado quando o caminhão comboio recebe combustível.
– Informar fornecedor, produto, nota fiscal (foto obrigatória), tanque recebido, quantidade em litros e responsável.
– Historico
Nesta aba, é possível visualizar todos os abastecimentos realizados recentemente.
4. Caminhão Comboio
Esta rotina serve para acompanhar os lançamentos feitos via app. Os abastecimentos precisam ser revisados por dois níveis: gerente e gestor. Também é possível gerar relatórios dos abastecimentos.
▶ Pendente Gerente:
– Após o lançamento no app, o abastecimento vai para aprovação do gerente.
– O gerente pode visualizar fotos, editar dados e aprovar ou rejeitar.
– Ao clicar no lançamento, é exibido o resumo do abastecimento.
▶ Pendente Gestor:
– Após a aprovação do gerente, o lançamento é encaminhado ao gestor.
– O gestor também pode aprovar ou rejeitar com base nas informações fornecidas.
▶ Relatórios:
– Geração de relatórios contendo dados de abastecimentos pendentes e aprovados.
– Possível exportação para formatos XLS, CSV e PDF.
5. Considerações Finais
Mantenha os registros sempre atualizados e com evidências fotográficas obrigatórias para garantir rastreabilidade e segurança. A conferência dos dados por gerente e gestor é fundamental para evitar inconsistências e garantir a confiabilidade do processo.